ESTÁDIO BEIRA RIO

UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS

Autores/as

  • Stênio Plínio dos Reis Tomé UNIVALE
  • Rondinelly Geraldo Pereira UNIVALE
  • Marieta Amélia Vieira Byrro UNIVALE

Palabras clave:

Estrutura pré-fabricada, Estádio, Arquibancadas

Resumen

Introdução: O pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Ainda no molde, esse concreto é levado para ser curado em uma área controlada que irá garantir a qualidade da peça. Ele oferece um processo mais rápido, seguro e acessível do que o concreto comum, que é preparado diretamente no local da construção. Apesar de ser comumente utilizado em obras de grande porte como pontes, edifícios e viadutos, o material está cada vez mais presente em projetos menores, como casas pré-moldadas ou edifícios pequenos. O uso do pré-moldado também é muito comum, por exemplo, na construção de estacionamentos, escritórios e escolas. Objetivo: Avaliar um estádio que foi construído em estrutura pré-fabricada e apontar as vantagens. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico e pesquisas nas indústrias e construtoras que fabricam e montam as peças. A empresa Cassol Pré-Fabricados foi a responsável pela fabricação de peças. A construtora Andrade Gutierrez foi responsável pela reforma do Novo Beira Rio. Resultados: O projeto contemplou manutenção da estrutura principal, modernização das arquibancadas e instalações, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação do estádio, substituição do gramado, além de uma cobertura para o estádio. Os elementos em concreto pré-fabricado foram arquibancadas e lajes.  Conclusão: O Novo Beira Rio construído teve inúmeras vantagens devido a escolha do sistema de construção. O uso de mão de obra especializada, maior organização do canteiro de obras, redução do prazo de entrega da obra, menor desperdício de materiais, gera menos resíduos para o meio ambiente e melhor conforto para as pessoas que utilizarão o local. 

Biografía del autor/a

Stênio Plínio dos Reis Tomé, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE.

Rondinelly Geraldo Pereira, UNIVALE

Mestre em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.

Marieta Amélia Vieira Byrro, UNIVALE

Mestre em Construção Metálica pela Universidade Federalde Ouro Preto (UFOP) e professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.

Publicado

2022-05-26