PANDEMIA

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA ENGENHEIROS

Autores

  • Denise Coelho de Queiroz UNIVALE
  • Célia Regina Silva Santos Pimenta UNIVALE
  • Marli Elias Pereira UNIVALE
  • Renata Bernardes Faria Campos UNIVALE
  • Barbara Poliana Campos de Sousa UNIVALE
  • Rosemary Souza Ferreira UNIVALE

Palavras-chave:

Pandemia, Interdisciplinaridade, Formação de engenheiros

Resumo

Introdução: A formação de engenheiros na atualidade demanda a capacidade de percepção de problemas complexos além das disciplinas e do trabalho em equipe, além da capacidade da leitura e escrita. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de atividade integradora, onde o tema central foi a pandemia e suas diferentes implicações para a engenharia. Metodologia: Tendo como tema central “Engenharia na contemporaneidade” os alunos do segundo período de Engenharia civil e ambiental da Univale escolheram coletivamente tratar do assunto “Pandemia: desafios e oportunidades”. O grupo definiu que cada aluno trataria de uma perspectiva do assunto e prepararia um pequeno texto para ser postado nas redes sociais. Resultados: Foram produzidos textos sobre a construção de hospitais de campanha, modificações do tráfego, execução de reformas, autoconstrução e as mudanças na indústria da construção civil, além de inovações como máquinas para a entrega de medicamentos e esterilização de máscaras. O processo de produção demandou que os alunos exercitem a pesquisa, leitura e escrita, além de aprenderem a buscar ilustrações em bancos de imagens com a ajuda de um profissional da comunicação. Conclusão: Esta experiência proporcionou a oportunidade de exercitar habilidades que vão além daquelas esperadas para os profissionais da engenharia, que estudaram coletivamente um assunto atual que vai muito além das disciplinas do curso, mas que está diretamente relacionado com a engenharia.

Biografia do Autor

Denise Coelho de Queiroz, UNIVALE

Mestra em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.

Célia Regina Silva Santos Pimenta, UNIVALE

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e professora do curso de Engenharia Civil da UNIVALE.

Marli Elias Pereira, UNIVALE

Especialista em Métodos Quantitativos pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE. 

Renata Bernardes Faria Campos, UNIVALE

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE. 

Barbara Poliana Campos de Sousa, UNIVALE

Especialista em Design de Interiores pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.l

Rosemary Souza Ferreira , UNIVALE

Especialista em Química pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE. 

Downloads

Publicado

2022-05-26