DIMENSIONAMENTO SISTEMA DE REATOR ANAERÓBIO DE FLUXO ASCENDENTE SEGUIDO DE LAGOA FACULTATIVA PARA O MUNICÍPIO DE GALILÉIA (MG)

Autores

  • Ana Paula Ferreira Vieira UNIVALE
  • Antônio Celso Brandão Júnior UNIVALE
  • Francismara Teófilo de Assis UNIVALE
  • Maryelle Oliveira Barbosa UNIVALE
  • Suzzanny Nogueira da Silva UNIVALE
  • Ádames Coelho Assunção UNIVALE

Palavras-chave:

Reator anaeróbio - Fluxo ascendente, Lagoa facultativa, Galiléia - Minas Gerais

Resumo

Introdução: O Brasil ainda apresenta um grande déficit no setor sanitário, principalmente na área de coleta, transporte e tratamento de efluentes. Diante deste quadro, o presente trabalho aborda uma das formas de tratamento pelo Reator anaeróbio de fluxo ascendente seguido da lagoa facultativa. Nesse contexto, a utilização de sistemas de tratamento apresenta-se como uma importante alternativa, buscando a ampliação do atendimento à população. Todavia, o alcance dos objetivos do tratamento depende de uma adequada operação do sistema. Objetivo: Analisar e dimensionar por meio do Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente seguido de lagoa facultativa um sistema de tratamento de efluentes para o município de Galiléia (MG). Metodologia: Revisão bibliográfica e dimensionamento do tratamento de esgotamento sanitário, além das principais características dos referidos tratamentos e sua concepção. Resultados: O município apresentou uma população de projeto para 20 anos de 7.061 habitantes, com vazão média de 813,02 m3/dia. O sistema do reator UASB apresenta vantagens e estimativa de eficiência para DQO de 65,59% e de DBO de 73,54%. Além disso, o sistema de tratamento de efluentes apresenta vantagens como, alto grau de estabilização do efluente e baixa produção de lodo. Conclusão: Perante o estudo realizado, cálculos e projetos, foi possível realizar o correto pré-dimensionamento de uma ETE para o município de Galiléia/MG, através da utilização de tratamento preliminar de grade e calha parshall seguido de reator UASB e lagoa facultativa. Com a implantação deste sistema de tratamento no município, será possível reduzir o despejo da carga orgânica nos corpos hídricos, beneficiando a cidade. 

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira Vieira, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Antônio Celso Brandão Júnior, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE. 

Francismara Teófilo de Assis, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Maryelle Oliveira Barbosa, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIVALE. 

Suzzanny Nogueira da Silva, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIVALE. 

Ádames Coelho Assunção, UNIVALE

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE. 

Downloads

Publicado

2022-05-26