MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE AS ENCHENTES

UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Authors

  • Dayane Gonçalves Ferreira UNIVALE
  • Célia Regina Silva Santos Pimenta UNIVALE
  • Denise Coelho de Queiroz UNIVALE
  • Marli Elias Pereira UNIVALE
  • Bárbara Poliana Campos de Sousa UNIVALE
  • Rosemary Souza Ferreira UNIVALE

Keywords:

Alagamento, Interdisciplinaridade, Formação de engenheiros

Abstract

Introdução: A formação de engenheiros na atualidade demanda a capacidade de percepção de problemas complexos e o trabalho em equipe, além da capacidade da leitura e escrita. Para isso, é importante que haja integração entre o corpo docente, de modo que o planejamento e execução de trabalhos ocorram de modo integrado entre as diferentes disciplinas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de atividade integradora. Metodologia: Cada aluno da turma foi acompanhado por um professor e juntos pesquisaram sobre possíveis relações entre as enchentes, o tema central do projeto integrador do curso e a disciplina ministrada pelo respectivo professor. Cada estudante deveria produzir um pequeno vídeo sobre as enchentes na perspectiva de uma das disciplinas em curso. Um dos alunos ficou responsável por fazer a integração dos vídeos curtos, construindo um único vídeo integrador. Resultados: Ao final, foram produzidos resumos no formato de trabalhos para evento científico, além do vídeo produzido coletivamente mostrando como o desenho arquitetônico, cálculo, ecologia, estatística, física, química e mecânica afetam ou são afetadas pelas enchentes. Conclusão: A integração planejada e realizada coletivamente trouxe resultado que superou as expectativas dos discentes e docentes. Alunos e professores perceberam a diversidade de olhares possíveis, para um evento como as enchentes e a importância de que engenheiros sejam capazes de considerar as múltiplas dimensões dos fenômenos ambientais.

Author Biographies

Dayane Gonçalves Ferreira, UNIVALE

Mestra em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professora do curso de Engenharia Civil da UNIVALE.

Célia Regina Silva Santos Pimenta, UNIVALE

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e professora do curso Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Denise Coelho de Queiroz, UNIVALE

Mestra em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Marli Elias Pereira, UNIVALE

Especialista em Métodos Quantitativos pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM)  e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Bárbara Poliana Campos de Sousa, UNIVALE

Especialista em em Design de Interiores pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Rosemary Souza Ferreira , UNIVALE

Especialista em Química pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Published

2022-05-26