MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE AS ENCHENTES
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Alagamento, Interdisciplinaridade, Formação de engenheirosResumo
Introdução: A formação de engenheiros na atualidade demanda a capacidade de percepção de problemas complexos e o trabalho em equipe, além da capacidade da leitura e escrita. Para isso, é importante que haja integração entre o corpo docente, de modo que o planejamento e execução de trabalhos ocorram de modo integrado entre as diferentes disciplinas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de atividade integradora. Metodologia: Cada aluno da turma foi acompanhado por um professor e juntos pesquisaram sobre possíveis relações entre as enchentes, o tema central do projeto integrador do curso e a disciplina ministrada pelo respectivo professor. Cada estudante deveria produzir um pequeno vídeo sobre as enchentes na perspectiva de uma das disciplinas em curso. Um dos alunos ficou responsável por fazer a integração dos vídeos curtos, construindo um único vídeo integrador. Resultados: Ao final, foram produzidos resumos no formato de trabalhos para evento científico, além do vídeo produzido coletivamente mostrando como o desenho arquitetônico, cálculo, ecologia, estatística, física, química e mecânica afetam ou são afetadas pelas enchentes. Conclusão: A integração planejada e realizada coletivamente trouxe resultado que superou as expectativas dos discentes e docentes. Alunos e professores perceberam a diversidade de olhares possíveis, para um evento como as enchentes e a importância de que engenheiros sejam capazes de considerar as múltiplas dimensões dos fenômenos ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.