INTEGRAÇÃO ENTRE FENÔMENOS DE TRANSPORTE E METEOROLOGIA

CORRENTES DE CONVECÇÃO

Autores

  • João Pedro Gonçalves Souza UNIVALE
  • Nathália Carvalho Neto Freitas UNIVALE
  • Ádames Coelho Assunção UNIVALE
  • Rondinelly Geraldo Pereira UNIVALE

Palavras-chave:

Convecção, Deslocamento da matéria, Massas de ar

Resumo

Introdução: A corrente de convecção é o deslocamento de energia de um fluido para outro. Essa transferência de calor sucede quando um fluido aquecido se expande e se torna menos denso, tendendo a subir. Sendo assim, o fluido se esfria e contrai, tornando-o mais denso e afundando-o. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relacionar as disciplinas de fenômenos de transporte e meteorologia, aplicando os conceitos sobre correntes de convecção e exemplificando de forma mais objetiva a causa desses fenômenos. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, por meio de pesquisas sobre o assunto. Resultados: As moléculas do ar quente se movimentam intensamente, provocando uma separação entre elas, gerando um volume maior e uma densidade menor. As moléculas do ar frio não se movimentam, resultando na aproximação das moléculas, assim ocupando menor volume e obtendo maior densidade. No vácuo não é possível ocorrer a convecção, pois ela necessita de um meio material para que possa ocorrer. Quando esse transporte de calor acontece em uma escala maior, as correntes de convecção lideram a atmosfera que engloba a Terra, movendo o ar quente para os polos e mudando os padrões climáticos. As correntes explicam os fenômenos naturais, como tornados e furacões, que resultam da grande agitação da umidade e do ar quente na atmosfera; e também tempestades e terremotos. Conclusão: Conclui-se que o estudo sobre a convecção abrange várias áreas de conhecimento na ciência, como na física e em fenômenos de transportes, por meio de cálculos da transferência de calor, e na meteorologia, com teorias baseadas nos cálculos obtidos na física. Por fim, embora a importância das correntes de convecção seja bastante ignorada, ela é responsável pelos fenômenos naturais apresentados.

Biografia do Autor

João Pedro Gonçalves Souza, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE.

Nathália Carvalho Neto Freitas, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE. 

Ádames Coelho Assunção, UNIVALE

Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e Docente na Área das Ciências Exatas da Universidade Vale do Rio Doce. 

Rondinelly Geraldo Pereira, UNIVALE

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e Docente na Área das Ciências Exatas da Universidade Vale do Rio Doce.

Downloads

Publicado

2022-05-26