USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIAGNÓSTICO EM RADIOGRAFIAS ODONTOLÓGICAS

Autores

  • Amanda Hastenreiter Albergaria Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • Ana Letícia Pimenta Vieira UNIVALE
  • Arthur Luiz Gonçalves Neves UNIVALE
  • Isabelly Ferreira Balestreri UNIVALE
  • Maria Eduarda Fernandes Alves UNIVALE
  • Raquel Maria Guedes e Silva UNIVALE
  • Rhadassa Roberta Gandes Porto UNIVALE
  • Ricardo Martins Abreu Silva UNIVALE
  • Sofia Moreira Dias UNIVALE
  • Thaina Souza Ribeiro UNIVALE
  • Vitoria Figueiredo de Assis UNIVALE
  • Patrick Vinicius Estevao Oliveira UNIVALE

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Radiologia, Cefbot, Odontologia

Resumo

Introdução: A aplicação da Inteligência Artificial na radiologia odontológica tem revolucionado o campo da saúde bucal. Por meio do aprendizado profundo, algoritmos são capazes de analisar imagens radiográficas com descrição preliminar, identificando anomalias, patologias e estruturas anatômicas relevantes. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos existentes sobre como a IA é aplicada na área de radiologia odontológica. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, com uma busca sistematizada nos bancos eletrônicos PubMed e Google Acadêmico com um período de abrangência entre 2016 e 2023. Resultados: Para o presente trabalho, foram selecionados 10 artigos científicos originais, mediante tópicos recorrentes nas pesquisas examinadas, observamos o sistema CEFBOT, que tem se destacado na aplicação da IA na radiologia odontológica, desenvolvido pela Radio Memory. É utilizado a inteligência artificial para analisar telerradiografias e sugerir a localização dos pontos cefalométricos em segundos. Além disso, o CEFBOT oferece a sugestão de ajuste do cefalograma, aumentando a eficiência do trabalho radiológico. O profissional qualificado ainda deve conferir as sugestões do CEFBOT, mas sua utilização pode reduzir o tempo de um exame cefalométrico para apenas 1 minuto. Conclusão: A inteligência artificial na radiologia odontológica é promissora, transformando a maneira como os profissionais trabalham ao beneficiar pacientes e clínicos. Ela não veio para substituir o profissional, mas sim para ser uma ferramenta adicional que aprimora o diagnóstico.

Biografia do Autor

Amanda Hastenreiter Albergaria, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Ana Letícia Pimenta Vieira, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Arthur Luiz Gonçalves Neves, UNIVALE

Acadêmico do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Isabelly Ferreira Balestreri, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Maria Eduarda Fernandes Alves, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Raquel Maria Guedes e Silva, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Rhadassa Roberta Gandes Porto, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Ricardo Martins Abreu Silva, UNIVALE

Acadêmico do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Sofia Moreira Dias, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Thaina Souza Ribeiro, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Vitoria Figueiredo de Assis, UNIVALE

Acadêmica do 4º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Patrick Vinicius Estevao Oliveira, UNIVALE

Professor Orientador.

Downloads

Publicado

2024-09-02