ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Ana Carolina Viveiros Porto UNIVALE
  • João Vitor Esteves Lorentz Aguilar UNIVALE
  • José Ferreira de Oliveira UNIVALE
  • Márcia Mariana Machado de Oliveira UNIVALE
  • Nara Ribeiro Orestes Rocha UNIVALE
  • Nicole Cristina de Souza Gonçalves UNIVALE
  • Rafael Rocha Silva UNIVALE
  • Yago Mendes Dias Santana UNIVALE
  • Fernanda Alvim Camargo Batista UNIVALE

Palavras-chave:

Necessidades Especiais, Odontopediatria, Assistência Odontológica para Crianças

Resumo

Introdução: As crianças portadoras de necessidades especiais (PNE) compõem um grupo seletivo de pacientes odontológicos que possuem algum tipo de limitação de ordem física, cognitiva ou comportamental, que acabam por influenciar diretamente na saúde bucal destes, bem como seu tratamento e prognóstico. Sendo assim, esse grupo demanda uma atenção diferenciada por parte do cirurgião-dentista, visando um atendimento inclusivo. Objetivo: Identificar as principais dificuldades relacionadas ao atendimento odontológico inclusivo de crianças portadoras de necessidades especiais. Metodologia: Revisão bibliográfica descritiva, no qual foram selecionados 8 artigos científicos incluídos nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e revistas científicas conceituadas publicadas entre 2010 e 2023, utilizando os seguintes descritores de busca: ''Odontopediatria e necessidades especiais'', ''Atendimento odontológico inclusivo'', ''Atendimento odontológico para crianças PNE”. Resultados: As principais dificuldades relacionadas ao atendimento inclusivo de crianças PNE se encontram na escassez de profissionais capacitados em técnicas de manejo comportamental especializadas para o atendimento individualizado e diferenciado desse público, que pode apresentar diversas complicações como dificuldade de cooperação e comportamento agressivo, maior exposição aos fatores de risco odontológicos, limitações e dependência para a higienização bucal e condições fisiomorfológicas orais específicas. Conclusão: O público odontopediátrico PNE apresenta demandas específicas que exigem uma capacitação diferenciada do cirurgião-dentista visando uma atuação humanista e multidisciplinar, envolvendo não somente o paciente, mas também o responsável, afim de viabilizar um atendimento odontológico inclusivo.

Biografia do Autor

Ana Carolina Viveiros Porto, UNIVALE

Acadêmica do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE

João Vitor Esteves Lorentz Aguilar, UNIVALE

Acadêmico do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

José Ferreira de Oliveira, UNIVALE

Acadêmico do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Márcia Mariana Machado de Oliveira, UNIVALE

Acadêmica do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Nara Ribeiro Orestes Rocha, UNIVALE

Acadêmica do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Nicole Cristina de Souza Gonçalves, UNIVALE

Acadêmica do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Rafael Rocha Silva, UNIVALE

Acadêmico do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Yago Mendes Dias Santana, UNIVALE

Acadêmico do 3º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Fernanda Alvim Camargo Batista, UNIVALE

Professora Orientadora.

Downloads

Publicado

2024-09-02