ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Palavras-chave:
Necessidades Especiais, Odontopediatria, Assistência Odontológica para CriançasResumo
Introdução: As crianças portadoras de necessidades especiais (PNE) compõem um grupo seletivo de pacientes odontológicos que possuem algum tipo de limitação de ordem física, cognitiva ou comportamental, que acabam por influenciar diretamente na saúde bucal destes, bem como seu tratamento e prognóstico. Sendo assim, esse grupo demanda uma atenção diferenciada por parte do cirurgião-dentista, visando um atendimento inclusivo. Objetivo: Identificar as principais dificuldades relacionadas ao atendimento odontológico inclusivo de crianças portadoras de necessidades especiais. Metodologia: Revisão bibliográfica descritiva, no qual foram selecionados 8 artigos científicos incluídos nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e revistas científicas conceituadas publicadas entre 2010 e 2023, utilizando os seguintes descritores de busca: ''Odontopediatria e necessidades especiais'', ''Atendimento odontológico inclusivo'', ''Atendimento odontológico para crianças PNE”. Resultados: As principais dificuldades relacionadas ao atendimento inclusivo de crianças PNE se encontram na escassez de profissionais capacitados em técnicas de manejo comportamental especializadas para o atendimento individualizado e diferenciado desse público, que pode apresentar diversas complicações como dificuldade de cooperação e comportamento agressivo, maior exposição aos fatores de risco odontológicos, limitações e dependência para a higienização bucal e condições fisiomorfológicas orais específicas. Conclusão: O público odontopediátrico PNE apresenta demandas específicas que exigem uma capacitação diferenciada do cirurgião-dentista visando uma atuação humanista e multidisciplinar, envolvendo não somente o paciente, mas também o responsável, afim de viabilizar um atendimento odontológico inclusivo.
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