PREVALÊNCIA DE MALOCLUSÃO EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA EM GOVERNADOR VALADARES, MG

UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • Fernanda Alvim Camargo Batista UNIVALE
  • Alexandre Sylvio Vieira da Costa UFVJM
  • Marcelo Xavier de Oliveira UNIVALE
  • Meire Alves de Sousa UNIVALE
  • Marcelo Marigo UNIVALE
  • Diná Fernandes Onofri Hussin UNIVALE
  • Guilherme Marigo UNIVALE

Resumo

Objetivo: Fazer um levantamento epidemiológico da incidência de maloclusões das crianças em dentição mista atendidas na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), situada em Governador Valadares, MG. Métodos: Amostra de 65 crianças em dentição mista com idade entre 04 e 12 anos. A pesquisa foi realizada por meio de exame clínico intrabucal em clínicas de odontopediatria da universidade. Resultados e Conclusões: Foi encontrado com relação à classificação de Angle, 80% de maloclusão Classe I, 14% de Classe II e 6% de Classe III. Já nas crianças que apresentavam maloclusão Classe II de Angle foi observado: 56% divisão 1, e 44% divisão 2. Os pacientes Classe II analisados que apresentavam subdivisão, verificou-se, 80% lado esquerdo e 20% do lado direito. Os pacientes que apresentaram maloclusão Classe III foram encontrados 50% dos pacientes com subdivisão direita, 25% apresentavam subdvisão esquerda. Com relação às outras características de uma oclusão, o apinhamento foi o problema mais freqüente, com 23,1% dos casos, seguido dasobressaliência acentuada com 18,5%. A mordida cruzada posterior foi verificada em 10,8% dos casos, já a mordida aberta estava presente em 6,2% e a sobremordida profunda em 4,6% das crianças estudadas. Destaca- se assim a necessidade de cuidados ortodônticos na formação do dentista, e o incentivo às práticas ortodônticas nos serviços públicos de saúde. 

Como citar

BATISTA, F. A. C. et al. Prevalência de maloclusão em crianças com dentição mista em Governador Valadares, MG: um estudo piloto. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 84- 93, jan./jun. 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Alvim Camargo Batista, UNIVALE

Especialização em Ortodontia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e professora do curso de graduação em Odontologia da UNIVALE.

Alexandre Sylvio Vieira da Costa, UFVJM

Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor/orientador da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Coordenador do Nitec (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UFVJM.

Marcelo Xavier de Oliveira, UNIVALE

Mestrado profissional em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) e professor do Curso de Especialização em Ortodontia da UNIVALE

Meire Alves de Sousa, UNIVALE

Doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordenadora e professora do curso de especialização em Ortodontia da UNIVALE.

Marcelo Marigo, UNIVALE

Doutorado em Ciências da Ortodontia pela UNICAMP e professor do curso de Odontologia da UNIVALE.

Diná Fernandes Onofri Hussin, UNIVALE

Especialização em Ortodontia pela UNIVALE.

Guilherme Marigo, UNIVALE

Mestrado profissional em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) e professor do curso de graduação e especialização em Ortodontia da UNIVALE.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ALVIM CAMARGO BATISTA, F. .; VIEIRA DA COSTA, A. S. .; XAVIER DE OLIVEIRA, M. .; ALVES DE SOUSA, M.; MARIGO, M. .; FERNANDES ONOFRI HUSSIN, D. .; MARIGO, G. . PREVALÊNCIA DE MALOCLUSÃO EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA EM GOVERNADOR VALADARES, MG: UM ESTUDO PILOTO. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 84–93, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/492. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)